CARIOCA DIGITAL

logo-saude-v3

Saúde faz ações de prevenção da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e de controle vetorial de amanhã a sexta-feira, nos dias 12, 13, 14 e 15 de março. Nas atividades, serão atendidos 13 bairros das zonas Norte, Sul, Oeste e central da cidade, com ações conduzidas por agentes de vigilância ambiental em saúde.

Nestas terça-feira (12/03)  e quarta-feira (13/03), as atividades serão realizadas em São Cristóvão, Rio Comprido, Paciência, Freguesia (Ilha), Jacarepaguá, Campo Grande, Jardim Carioca e Higienópolis. Já nas próximas quinta-feira (14/03) e sexta-feira (15/03), acontecem nos seguintes bairros: Centro, Copacabana, Jardim Sulacap, Cavalcanti e Sepetiba. As ações de prevenção e controle vetorial são estratégicas e desenvolvidas ao longo do ano, com intensificação no verão, quando as condições climáticas favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

Este ano, até o dia 02/03, foram visitados 1.776.147 imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti e 314.068 recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. Em 2023, foram realizadas 11,2 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do mosquito, com eliminação ou tratamento de mais de 2,1 milhões de recipientes.

A Secretaria Municipal de Saúde também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.